Existe dentro da máquina humana 07 Centros, sendo que 05 são inferiores e 02 são superiores.
São eles:
Centro Intelectual - Localizado no cérebro, é responsável pelos milhões de pensamentos que nos assolam. É o centro mais longo de todos.
Centro Emocional - É ligado as nossa emoções e age mais rápido que o intelectual.
Centro Motor - Está relacionado com nossos atos, nossos movimentos. Age mais rápido que os dois centros acima.
Centro Instintivo - É relacionado aos nossos instintos, como respirar, comer, etc...
Centro Sexual - É o mais rápido de todos os centros e o mais forte e poderoso. Está relacionado com as glândulas sexuais.
É com estes centros acima que, em geral, nos relacionamos e vivemos. Cada um desdes centros tem um número certo de energia certa para serem gastas. Quando desgastamos demais um centro, ele começa a roubar energia de outro centro, caso continuemos na tarefa que o desgastou e através deste roubo acontece o nosso desequilibrio.
Ex. 1: Trabalhamos o dia todo usando o cérebro e ao chegarmos em casa pegamos um livro para ler achando que iremos relaxar. Ora, não estamos fazendo nada mais que continuar usando o mesmo centro, o que de nada vai nos adiantar. O certo seria fazermos uma caminhada, comermos ou qualquer outra atividade desvinculada do centro intelectual. Com isso estaríamos dando tempo ao centro intelectual de se refazer.
Ex: 2: Pessoas que malham demais, desgastam toda a energia do centro motor que, para continuar a agir , roubam energia de outro centro o que podemos evidenciar nos atletas que acabam com sérios problemas.
Ora, a energia de um centro começando a ser usada por outro centro causa uma grande confusão, gerando todo o desequilibrio da máquina humana e é óbvio que quem sofre com isso somos nós.
Precisamos usar sabiamente as energias destes Centros Inferiores, pois é daí que vem nosso equilibrio, disposição e energia. Com isso estaremos cuidando de nosso corpo físico.
O mau funcionamento de um destes Centros acontece pelo uso demasiado, abusivo e isto acontece em resposta ao ego, portanto, é a eles que temos que eliminar para atingir o equilibrio dentro de nós.
Temos que prestar atenção a nós mesmos para perceber quando o cansaço chega para, então pararmos, em vez de insistir na atividade, seja ela qual for. Ás vezes, até vendo TV desgastamos algum centro. Se for algo com que nos identificamos, podemos nos comover, e termos energia roubada do centro emocional.
Existem dois centros de ordem superior e são:
Centro Intelectual Superior - Está relacionado com o Corpo Astral, que é um corpo superior, que trabalha com a razão objetiva.
Centro Emocional Superior - Está relacionado com o Corpo Mental e expressa-se através de sentimentos superiores, amor pela humanidade, paz interior.
Conforme eliminamos da nossa natureza as características que nos prejudicam, nossa consciência desperta e ela contém informações de todas as dimensões da natureza, que só se expressam com o desenvolvimento desses dois centros.
É através da morte do ego que conseguimos equilibrar nossos centros inferiores e vamos de forma gradativa abrindo nosso mente interior e assim nos conectamos com os centros superiores da máquina humana.
É um trabalho sobre si mesmo que não é fácil, mas é extremamente gratificante.
Psicologia Revolucionária
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Gnose - Ciencia do Auto Conhecimento
Gnose é a ciência do auto-conhecimento, é a forma que existe para que possamos nos descobrir dentro de nós mesmos.
Este Ensinamento apoia-se em tres fatores ou fundamentos para que a sua realização dentro de nós se torne possível e, é isso que buscamos, realizar o Ensinamento dentro de nós para que através disto venhamos a nos descobrir, a entender os mistérios da vida, venhamos a entender a nós mesmos e em consequência entender toda a a humanidade.
É imprescindível que façamos uso em nossa vida, no dia a dia, de tudo que aqui será passado porque somente através da vivência própria a fé nasce e a melhora interna surge.
Os Tres Fatores são:
1) Morrer - É quando eliminamos determinadas características ( agregados psíquicos) que iremos aprender a identificar dentro de nós e que só nos prejudicam, mas que não damos conta de sua existência atuando dentro de nós pela profunda falta de conhecimento que temos a respeito de nós mesmos e dos mistérios da vida, e eles só nos trazem dor, sofrimento e amargura.
2)Nascer - A cada vez que eliminamos um agregado psiquico nasce ( aflora )uma virtude, estamos nascendo como pessoas melhores e assim vamos nos aperfeiçoando, até ao ponto que poderemos comprovar as Verdades Cósmicas por nós mesmos.
3) Sacrifício pela Humanidade - Tudo constitui um só processo a agir dentro de nós, dentro de um tempo perfeitamente delimitado.
No momento em que começamos a morrer e a nascer dentro de nós , vamos comprovando a realidade do Ensinamento Gnóstico dentro de nós, de nossa vida, então surge a necessidade de passar este Conhecimento, que deve ser sempre de forma gratuita como o recebemos e é aí que passamos a trabalhar com o 3o. fator, tendo amor pela humanidade.
Este Ensinamento apoia-se em tres fatores ou fundamentos para que a sua realização dentro de nós se torne possível e, é isso que buscamos, realizar o Ensinamento dentro de nós para que através disto venhamos a nos descobrir, a entender os mistérios da vida, venhamos a entender a nós mesmos e em consequência entender toda a a humanidade.
É imprescindível que façamos uso em nossa vida, no dia a dia, de tudo que aqui será passado porque somente através da vivência própria a fé nasce e a melhora interna surge.
Os Tres Fatores são:
1) Morrer - É quando eliminamos determinadas características ( agregados psíquicos) que iremos aprender a identificar dentro de nós e que só nos prejudicam, mas que não damos conta de sua existência atuando dentro de nós pela profunda falta de conhecimento que temos a respeito de nós mesmos e dos mistérios da vida, e eles só nos trazem dor, sofrimento e amargura.
2)Nascer - A cada vez que eliminamos um agregado psiquico nasce ( aflora )uma virtude, estamos nascendo como pessoas melhores e assim vamos nos aperfeiçoando, até ao ponto que poderemos comprovar as Verdades Cósmicas por nós mesmos.
3) Sacrifício pela Humanidade - Tudo constitui um só processo a agir dentro de nós, dentro de um tempo perfeitamente delimitado.
No momento em que começamos a morrer e a nascer dentro de nós , vamos comprovando a realidade do Ensinamento Gnóstico dentro de nós, de nossa vida, então surge a necessidade de passar este Conhecimento, que deve ser sempre de forma gratuita como o recebemos e é aí que passamos a trabalhar com o 3o. fator, tendo amor pela humanidade.
Assinar:
Postagens (Atom)